Descubra 9 cidades do Sul para passar o carnaval

Descubra 9 cidades do Sul para passar o carnaval

Com a proximidade do carnaval, os primeiros blocos de rua já convocam os foliões para a diversão. As festividades, repletas de cores e músicas, transformam as cidades em autênticos palcos da cultura brasileira. Na região Sul do país, a efervescência dessa época do ano também está garantida, e as cidades abaixo estão preparadas para receber os foliões:

Morretes, PR

 A cidade histórica de Morretes, a cerca de 68 km de Curitiba, organiza um dos carnavais mais tradicionais do Paraná. A programação inclui blocos carnavalescos, desfile de escolas de samba e um baile infantil com fantasias, além de apresentações de bandas locais. Antes de curtirem a festa, os turistas têm a oportunidade de experimentar o famoso barreado, prato típico da cidade, em um dos diversos restaurantes do Centro Histórico. Além disso, na feirinha livre, vale experimentar as deliciosas balas de banana e cachaças artesanais produzidas na região.

Antonina, PR

 Vizinha de Morretes, Antonina também é famosa por encher de gente suas pacatas ruas durante o carnaval. A celebração na cidade conta com desfiles de escolas de samba, bailes públicos, concursos de fantasias e blocos carnavalescos com mais de 80 anos de existência. Uma das atrações mais animadas é o tradicional Desfile das Escandalosas, no qual homens, vestidos com trajes femininos, tomam as ruas do centro da cidade e participam de um concurso que elege as melhores fantasias.

Tibagi, PR

 Tibagi se destaca ao sediar um dos carnavais mais longevos do interior do Paraná. Entre as atrações da cidade, localizada a cerca de 200 km da capital, está o desfile do Corso, uma tradição centenária que reúne carros decorados percorrendo o centro da cidade com participantes fantasiados. O desfile teve início em 1910, quando o farmacêutico Manoel Costa Moreira, conhecido como Cadete, mudou-se para Tibagi, onde, inspirado pelo carnaval carioca, reuniu um grupo de jovens mascaradas para desfilar em uma carroça, marcando o início dessa tradição na cidade.

Florianópolis, SC

 A Ilha da Magia também abre alas para a alegria do carnaval com uma programação que começou no início de janeiro. Neste ano, Floripa contará com mais de 80 bloquinhos em 15 bairros, desfiles de escolas de samba e eventos pré-carnavalescos espalhados por toda a cidade. Entre um bloquinho e outro, que tal aproveitar a beleza natural e a culinária da ilha? Ao leste, Mole e Joaquina atraem surfistas e um público jovem. No norte, Brava e Jurerê Internacional são concorridas, sendo favoritas entre os mais ricos. Ao sul, vilas de pescadores como Pântano do Sul e Ribeirão da Ilha encantam quem busca tranquilidade e boa gastronomia à beira-mar.

  Uruguaiana, RS

O Carnaval de Uruguaiana, com mais de 80 anos de tradição, é considerado um dos mais antigos do Brasil, tendo atraído aproximadamente 60 mil pessoas em sua última edição. Desde que passou a ser realizado fora de época em 2005, o evento conquistou ainda mais destaque. A celebração, que tem início no final de fevereiro, atrai turistas do Brasil, Argentina e Uruguai. Ao longo de três dias, a principal avenida da cidade se transforma em palco para o desfile de carros alegóricos de oito escolas de samba, cujas comunidades se preparam intensamente ao longo do ano para esse momento.

Jaguarão, RS

Apelidada de “Salvador do Sul”, a cidade de Jaguarão, situada na fronteira com o Uruguai, figura entre os municípios gaúchos que atraem uma grande quantidade de foliões. Ao longo de sete dias, as ruas da cidade se transformam em palco para uma festa animada.O evento promete uma diversidade de atrações, com o pontapé inicial das festividades marcado pelo simbólico momento em que o prefeito entrega as chaves da cidade ao Rei Momo. Além disso, os espectadores poderão desfrutar do desfile das escolas de samba, trios elétricos, bailes infantis e apresentações de bandas locais.

Porto Alegre, RS

 O carnaval da capital gaúcha apresenta uma diversidade de blocos de rua e atividades culturais que conseguem atrair tanto os residentes locais quanto os turistas. Além disso, a cidade realiza desfiles das escolas de samba em um sambódromo próprio. No evento, as escolas de samba locais participam de uma competição acirrada, na qual cada agremiação procura encantar tanto o público quanto os jurados por meio de enredos sofisticados, trajes luxuosos e performances impressionantes.

 Balneário Camboriú, SC

 O carnaval da cidade é marcado pela animação dos blocos de rua, trios elétricos e uma ampla variedade de opções gastronômicas para todos os públicos. Além da animação dos bloquinhos na Avenida Atlântica, os foliões têm a oportunidade de explorar outras atrações. Se estiver de carro, uma sugestão é explorar os 14 km da rodovia Interpraias. Com paisagens de tirar o fôlego, o trajeto leva a praias encantadoras, como a serena Praia de Laranjeiras, cercada pela exuberância da mata atlântica.

 Curitiba, PR

Curitiba entra no clima festivo bem antes do Carnaval, graças aos primeiros bloquinhos de rua que tomam as ruas da região histórica do Largo da Ordem durante o pré-carnaval. Além disso, na Rua Marechal Deodoro, arquibancadas são montadas para o desfile das escolas de samba do grupo especial e do grupo de acesso. Outra atração que já se firmou no calendário carnavalesco da cidade é a Zombie Walk, que atrai uma multidão fantasiada de zumbis no domingo de Carnaval. Exibindo maquiagens elaboradas e trajes temáticos, os participantes são entusiastas de maquiagem artística, amantes da cultura geek e famílias que procuram uma experiência singular durante o Carnaval.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *